Baba de caracol pode ajudar a reduzir a celulite
A solução para o problema que afecta cerca de 90 por cento das mulheres pode estar perto. Um estudo, realizado pela investigadora mexicana Iliana Méndez Barajas, revela que a baba de caracol pode ajudar a reduzir a celulite.
Um estudo recentemente divulgado pelo Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México revela que a baba de caracol pode ajudar a combater um dos problemas que, actualmente, afecta a grande maioria das mulheres.
A pesquisa, realizada por Iliana Méndez Barajas, investigadora do Centro de Estudos Científicos e Tecnológicos Miguel Othón de Mendizábal do IPN, revelou que a baba da espécie Hélix hortensis é muito eficaz na redução da celulite.A ideia deste estudo surgiu de um grupo de alunos que, no âmbito de um concurso escolar, se propôs investigar a utilidade do caracol para além da culinária.
Os resultados da investigação revelaram que a baba deste molusco contém proteínas, vitaminas, colagénio, aminoácidos e alguns sais minerais que, ao serem absorvidos pela pele, suavizam o chamado efeito "casca de laranja".
Seguindo à risca o provérbio «nós somos o que comemos», a equipa de investigação alimentou os jovens caracóis com uma dieta rigorosa, à base de folhas de salada e alguns citrinos. Já adultos, a sua baba foi transformada num gel que, durante um mês, foi testado por alunas do IPN. O resultado revelou-se surpreendente. Para além de não causar quaisquer alergias ou reacções secundárias, a celulite diminuía, sem qualquer retrocesso após o fim do tratamento.
Iliana Méndez Barajas assegura que "o uso continuado do produto reduz em 50 por cento a celulite, mas é importante manter uma dieta baixa em gorduras e beber muita água para que a regeneração da pele seja mais eficaz".
A celulite é um termo comum usado para descrever as bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdómen. Este problema estético afecta 90 por cento das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens.
Recentemente, uma empresa de criação de caracóis mexicana exportou 1.250 litros de baba de caracol pelo preço de 10 euros por litro (aproximadamente), com destino à elaboração de produtos cosméticos para o Japão e Estados Unidos.
Quando tudo indicava que a principal utilidade dos caracóis era a gastronomia, a indústria cosmética desviou-os para novos caminhos.
Links relacionados:
Estudo (formato .pdf)
Fonte: Ciberia
|