Maçãs e Pêras contra a asma
Segundo as pesquisas, o consumo de maçãs e pêras parecem trazer a melhor protecção contra esse risco. A asma é uma doença grave e crescente em todo o mundo, e se não for tratada pode levar a morte. È uma doença infantil relevante, pois é diagnosticada a partir de 1 ano de idade. Também ataca mais as mulheres do que os homens.
Somente recentemente a dieta alimentar foi colocada e estudada como factor de risco potencial para se adquirir e mesmo combater a asma e por isso mesmo ainda procura-se uma conclusão.
No entanto, num estudo australiano feito por amostragem em cerca de 1.600 pessoas entre 20 e 44 anos, entre todas as frutas e verduras consumidas, os que ingeriram maçãs e pêras demonstraram menor risco físico de desenvolver a asma.
Uma outra pesquisa inglesa, também baseada na alimentação, constatou que as pessoas que comiam pelo menos duas maçãs por semana tinham um risco de 22% a 32% menor de contrair a doença.
Ainda serão necessários muitos estudos para comprovar cientificamente que uma dieta alimentar pode prevenir ou mesmo atenuar a gravidade da asma, mas por enquanto não custa nada incluir algumas maçãs ou pêras na sua dieta habitual, por que mal é que não faz.
|