Desde os tempos mais primordios quando os Europeus nem sabiam que esse continente existia on indios ja usavam a Paulinia cupana, popularmente conhecida como guaraná, para fins medicinais.
Por isso muitas pesquisas foram realizadas envolta desse afrodizíaco fruto da amazônia obtendo muitas provas cientificas para os habitos dos indigenas.
Atualmente sabe-se que o guaraná tem propriedades antimutagênicas e antineoplásicas que inibem a formação de tumores malignos, ou seja, consumir guarana evita o cancêr. O guarana melhora o desempenho fisico, retardando a fadiga graças ao seu alto teor de cafeina q atualmente é comprovado cientifivcamente que não faz mal ao nosso organismo.
Uma recém descoberta é que esse frutotem propriedades neuroprotetoras as quais reduzem a perda de memória em portadores do mal de Alzheimer.
Se isso ja não fosse o bastante o guarana ainda previne a asterosclerose, pois reduz em 31% a agregação de plaquetas ( Componente do sangue responsavel pela coagulação).
Esse fruto milagroso do nosso pais serve ainda para quem quer perder uns quilinhos:
Seu extrato reduz o apetite, ajudando a emagrecer e a cafeina presente atua inibindo a formação de novas celulas de gordura. (a cafeina neutraliza o efeito da adenosina, substancia presente no nosso corpo essencial para produção de gordura)
Mas não pense que você pode tomar aquele refriigerante de guarana e sair feliz da vida por todos esses benefícios. Refrigerante, de qualuer sabor faz mal a saúde! Ninguém vai parar de tomar para sempre, mas evitar é bom. Você sabia que em um copo de refrigerante que você toma tem aproximadamente 8 colheres de açucar ? Pois é, é açucar demais!
O melhor e consumir guaraná em forma de xarope que se encontra em muitos lugares e ate em supermercados, ou em sucos misturado com outros componentes como o açai que também é muito benefico, mas esta ja eh uma outra historia.
|