Seringa de lavagem nasal: este Kit Lavagem Nasal, é um acessório para a limpeza do nariz, indicado a partir dos 4 meses. Limpa e desobstrui as fossas nasais, removendo pólen, muco e sujidade. Quando temos um bebé/criança com congestionamento nasal e/ou rinorreia (ranho), a lavagem nasal é umas das estratégias mais eficazes a realizar para aliviar, mas também é uma excelente forma de prevenção.
Deve ser feita várias vezes ao dia, principalmente antes da criança ser alimentada e do deitar.
É importante familiarizar a criança desde cedo com esta técnica e introduzi-la na rotina diária.
Para a lavagem nasal aconselha-se a utilização de soro fisiológico 0,9% e uma seringa, idealmente, com um adaptador para tornar todo o processo muito mais confortável para o bebé/criança.
Este kit de lavagem nasal inclui:
2 Seringas 10 mL
2 Adaptadores +4m A lavagem nasal é ainda mais importante para os bebés e crianças que não sabem assoar o nariz, ficando com as fossas nasais obstruídas, o que dificulta a sua respiração e o processo de alimentação, podendo ainda potenciar infeções respiratórias.
Para esta técnica, é necessário ter disponível:
Soro fisiológico, em unidoses ou frascos maiores (e neste caso, também um recipiente para o soro);
Seringa de uso individual;
Adaptador de seringa;
Toalha de rosto.
O soro deve estar à temperatura ambiente para evitar que a mucosa das fossas nasais fique irritada. Eventualmente, pode ser aquecido previamente antes da realização da técnica. A toalha é usada para envolver o bebé, de forma a mantê-lo mais contido e seguro durante a lavagem nasal.
O bebé deve ser colocado na posição de sentado, com o tronco ligeiramente inclinado à frente e a cabeça inclinada para o lado contrário àquele onde vamos instilar o soro fisiológico. Esta posição previne que o bebé se engasgue e que o soro e o muco progridam para o ouvido, evitando as otites, uma vez que o bebé até aos 2 anos de idade tem o canal que liga o nariz ao ouvido mais horizontalizado.
A instilação do soro não deve ser feita de uma forma rápida, mas de uma forma contínua, observando-se a sua saída pela narina contrária, para permitir uma limpeza por arraste do muco, onde estão presentes impurezas, vírus ou até mesmo bactérias. Deve fazer-se o mesmo procedimento na narina contrária.
O processo deve ser repetido enquanto se mantiver a obstrução do nariz do bebé.
Este procedimento não tem número limite de vezes para ser realizado e a quantidade de soro fisiológico a instilar é variável. Até ao primeiro ano de idade deve ser administrada uma quantidade de 5 mL de soro fisiológico. E após o ano e meio, poderão ser administrados até 10 mL de soro.
|